• EN
  • PT
  • 2020.02.11

    O efeito Pygmalion e como ele afeta o seu negócio

     Você já percebeu que quando os gerentes expressam um pensamento positivo e encorajam suas equipes, o desempenho deles aumenta?

    Isso é causado pelo efeito Pygmalion. Você deve ter ouvido falar dessa “profecia auto-realizável” antes ou mesmo praticada em suas casas, locais de trabalho e empresas.

     

    Então, o que é o efeito Pygmalion?

    O nome Pygmalion deriva do mito grego de Pigmalião. O efeito pigmeu, também conhecido como efeito Rosenthal, é um fenômeno psicológico em que uma pessoa, consciente ou inconscientemente, aprende uma expectativa e age de maneira consistente com essa expectativa. Expectativas altas produzirão alto desempenho e, se não se espera muito de uma pessoa, é provável que ela não se inspire em executar até o limite de suas capacidades. O efeito Pygmalion ficou famoso por um estudo realizado por Robert Rosenthal e Lenore Jacobsen no ano de 1968.

     No estudo, alguns estudantes foram escolhidos aleatoriamente após um teste de QI e seu professor foi informado de que se esperava que fossem “intelectuais”. ano. Os alunos foram testados no final do estudo com o mesmo teste de QI usado no início do estudo. O resultado mostrou que o QI dos alunos selecionados havia realmente aumentado.

    A idéia por trás do efeito Pygmalion é que haverá um aumento no desempenho de um seguidor quando a expectativa do líder em relação ao desempenho do seguidor aumentar.

    E como isso afeta meu negócio?

    Já falamos aqui sobre cultura de empresa e o papel fundamental dentro de sua empresa e o desempenho da sua equipe, que também está ligado à cultura de sua empresa também esta associado a um outro fator:

    O efeito Pygmalion é tão predominante nos negócios quanto na sala de aula. Existem duas maneiras principais pelas quais o efeito Pygmalion afeta um negócio, afeta a produtividade do negócio e também influencia o comportamento no local de trabalho.

    Usando exemplos para esclarecer esses pontos, o trabalhador X trabalham para a empresa W como representantes de atendimento ao cliente. O chefe do departamento acredita que o trabalhador X é mais capaz que Y, portanto, ele dá ao empregado X mais oportunidades de desenvolvimento e também reforça o bom trabalho do trabalhador X. Para o trabalhador Y, este não é o caso. O trabalhador nunca recebe treinamento e apoio porque seu chefe de departamento tem uma expectativa menor para ele.

    Dos dois trabalhadores que você acha que serão mais produtivos?

    Obviamente, o trabalhador X é mais produtivo do que o trabalhador Y. Quando o dono de uma empresa pensa positivamente em seus funcionários e genuinamente reconhece o bom trabalho que eles fazem, eles se envolvem mais e se dedicam a seus trabalhos, o que acabará por beneficiar a empresa.

    Por outro lado, quando a expectativa de um empresário para seus funcionários é baixa, isso prejudicará a produtividade de seus funcionários. E para uma empresa, baixa produtividade significa prejuizo.

    O trabalhador Y então, recebe uma crítica ruim no final do mês, e então fica desmotivado e triste. Pode-se ver que não apenas sua produtividade é afetada, mas também o comportamento no local de trabalho e até em sua vida pessoal.

    É como uma cascata que só gera desapontamento para todas as partes.

    O que podemos tirar disso?

    Nosso foco em uma crença ou suposição pode dar vida a nossa suposição. O efeito Pigmalyon é extremamente poderoso, e pode afetar seu negócio positivamente ou não.  Então, como girlboss que você é, não se esqueça de reafirmar e colocar sua equipe sempre pra cima! Garanto que você irá ver diferença já no primeiro mês!

    Prev Post Next Post

    No comments

    Leave a Reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    We Transform Things.

    Start your project today