• EN
  • PT
  • 2020.02.05

    O papel do branding em empresas de economia compartilhada

    Negócios de economia compartilhada – também conhecidos como economia de pares e  economia colaborativa – podem também ser descritos como uma plataforma on-line baseada na comunidade que permite que compradores e vendedores se conectem fornecendo e compartilhando acesso a ativos e serviços. O advento da Internet e o uso de big data facilitou o crescimento e a busca por empresas de economia compartilhada. As empresas não se preocupam mais com a compra e a venda e sim com a marca e as histórias que estão tentando vender. As pessoas apadrinham os negócios não apenas por causa da qualidade de seus produtos, mas porque se sentem conectados à marca e aos seus negócios. É importante, agora mais do que nunca, que os empresários e executivos prestem atenção à sua marca

    Mas que raios é empresa de economia compartilhada?

    A inovação dominou o mundo dos negócios – você está inovando ou adotando a inovação. Para a economia compartilhada, a necessidade de desenvolver uma nova iniciativa não é primordial. Você só precisa estar aberto às oportunidades existentes e como elas se encaixam nos objetivos e operações da sua empresa. O modelo básico de economia compartilhada está empenhado em tornar as experiências dos clientes mais fáceis, baratas e mais personalizadas. Hoje, muitas empresas ponto a ponto transformaram suas idéias inovadoras em empreendimentos comerciais lucrativos. O ponto focal de todas as empresas colaborativas é a internet. Esteja você solicitando uma carona pelo Uber ou alugando uma casa via Airbnb, ou até criando seus produtos à base de cannabis em um espaço colaborativo  empresas de economia compartilhada precisam da Internet para conectar os consumidores aos fornecedores.

    E como é que o Branding influencia isso tudo?

    A cultura interna de uma empresa tem um enorme efeito sobre como a empresa e a marca são percebidas pelos consumidores e concorrentes. É muito importante que seja dada atenção à forma como a cultura é marcada, principalmente aos funcionários. Fazer isso direito faz com que outros aspectos comerciais funcionem sem tanta complicação. Excelentes serviços ao cliente, relações agradáveis ​​entre funcionários e empregadores e todas as outras preocupações serão determinadas pela cultura projetada. Os dois conceitos – cultura da empresa e marca – estão inter-relacionados e a obtenção da sua cultura correta ajuda a criar a marca certa. Ter uma cultura definida significa que você sabe o que você e sua empresa representam.

    Portanto, ao construir sua marca, você precisa se perguntar o que sua empresa representa e o que você significa como empresário/empregador. Uma marca que sobreviverá a um mundo empresarial turbulento terá que incorporar seus funcionários como parte essencial da marca (porque eles são, obviamente) para que os negócios possam continuar.

    A cultura da empresa alinhada com a marca proporciona longevidade, consistência e autenticidade para uma marca. Proprietários, funcionários e clientes que entendem a ideia que uma marca está retratando ajudarão a marca a crescer imensamente.

    A cultura da empresa influencia as decisões tomadas em todos os níveis do negócio.

     Ao tomar decisões relacionadas à cultura da empresa, os empresários precisam ter em mente que a estratégia de marca adotada deve estar sincronizada com o que eles estão tentando retratar. Os dois conceitos estão entrelaçados e trabalhar em um sem considerar o outro pode levar a um desastre. As organizações que resistem ao teste do tempo são as que combinam bom marketing com excelentes estratégias de RH para construir uma cultura distinta da empresa.

    A verdade é que o sucesso de uma empresa começa com a forma como os funcionários encaram seus empregos.

    As melhores empresas hoje são aquelas que prestam atenção adequada ao desempenho de seus funcionários e fornecem excelentes estratégias para melhorar o ambiente de trabalho. Quando uma empresa pensa e opera de maneira distinta internamente, será fácil realizar a identidade distinta que você está tentando divulgar.

     A principal influência que a marca exerce sobre a empresa é que ela empurra a cultura da empresa na direção certa e a torna a força orientadora da empresa, destacando-se entre outras marcas semelhantes. A marca começa por dentro e como os funcionários percebem os principais valores de seu empregador. Em seguida, passa a influenciar a percepção dos consumidores.

    Branding e relacionamento com o cliente

    Quando você sabe que a cultura da marca influencia os funcionários que entram em contato diretamente com os clientes, você pode se esforçar para criar uma excelente cultura para os seus negócios. Quando isso acontece, você tem certeza de que sua equipe responderá da melhor maneira possível aos seus clientes. Eles ajudarão os clientes a desenvolver uma percepção de como a imagem da empresa funciona.

     Funcionários satisfeitos desempenham um grande papel no sucesso da sua empresa. Como sócio ou funcionário, pode ser que não seja possível que você atenda a todos os seus clientes em potencial. Essa parte do trabalho é delegada a alguém da sua equipe e, quando essa pessoa ama o trabalho e acredita na visão da empresa, eles vai transmitir a mesma energia aos clientes.

    É por isso que você precisa de um Studio competente para auxiliar com sua estratégia de Branding.

    Com tudo o que foi dito sobre cultura e branding para empresas, há a necessidade clara de contratar pessoas que conheçam o âmago da questão da marca de cultura de negócios, especialmente em relação aos negócios de economia compartilhada. Embora algumas organizações recrutem pessoas de dentro da organização para desempenhar essa função, nem sempre isso funciona. Visto que a maioria das pessoas não entende a necessidade de uma equipe multidisciplinar que vai entender não somente de como deixar sua marca visualmente agradavel mas também criar estratégias de branding que funcionem que irão gerar resultados significativos para sua empresa. Portanto, é importante encontrar Studios que saibam o que estão fazendo e que estejam dispostos a mergulhar nos ideais e valores de sua empresa para entender seu objetivo e criar a melhor estratégia de marca para seu negócio.

    Eaí, vamo transformar a sua marca juntos?

    Prev Post Next Post

    1 comment

  • […] falamos aqui sobre cultura de empresa e o papel fundamental dentro de sua empresa e o desempenho da sua equipe, que também está ligado […]

  • Leave a Reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    We Transform Things.

    Start your project today